quinta-feira, 1 de março de 2012

Soluções criativas para as escolas brasileiras



O Portal Aprendiz apresenta ideias inspiradoras para a construção de centros educacionais no Brasil. Três experiências espalhadas pelo mundo fornecem dicas de como as cidades podem incorporar soluções criativas na hora de desenvolver ou reformar escolas.

Escola sem muros





Na Suécia um novo conceito de escola passou a existir, conhecida como “escola sem muros”, a Vittra School Telefonplan foi aberta oficialmente em dezembro do ano passado.Todos os ambientes são abertos, não existem salas de aulas.




Escola Sustentável



Construída em uma área de 325 metros quadrados no pequeno vilarejo rural de Rudrapur, no norte de Bangladesh, graças à parceria entre a ONG Dopshikha e os arquitetos Anna Heringer e Eike Roswa, a METI School (Modern Education as Training Institute) pretende auxiliar crianças a desenvolver seu potencial criativo.
A escola é predominantemente sustentável no conteúdo e na forma. Mais de 400 toneladas de barro e bambu foram utilizadas para valorizar os recursos abundantes na região e que, em princípio, impactam menos ao meio ambiente. Ao minimizar a quantidade de tijolos, concreto e aço, utilizados só para a fundação, o custo da produção chegou a ter uma economia de 50%.

Escola do Futuro



O Distrito Escolar de Filadélfia e Microsoft uniram forças em 2003 para planejar, construir e desenvolver uma escola para 750 alunos que poderia servir de modelo para o século 21. As instalações são um modelo de arquitetura contemporânea, com telhado “verde”, corredores cheios de luz e salas de aula com equipamentos de alta tecnologia. 
A visão é de uma escola sem livros ou documentos e que incorpora o tema “Contínua, pertinente e adaptável”. Cada aluno recebe um laptop para fazer anotações, trabalhos e exames. Os estudantes são escolhidos através de sorteio nas escolas públicas. A maioria vem de famílias de baixa renda, sem computadores em casa e precisam lidar com laptops todos os dias. A primeira turma se formou em 2010.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário