terça-feira, 6 de março de 2012

"O Google está destruindo nossa memória", afirma estudo


Pesquisa diz que, com a ferramenta, lembramos menos sobre qual é a informação, e passamos a pensar mais sobre como achá-la no Google


Professores de psicologia da Universidade de Columbia, Universidade de Wisconsin-Madison e da Universidade de Harvard, todas nos EUA,fizeram uma descobertaque, em um mundo todo conectado, pode deixar muitas pessoas assustadas. Eles descobriram que a ferramenta de busca doGoogle está destruindo nossa memória.

Basicamente, "estamos nos tornando simbióticos com as ferramentas de computador, crescendo dentro de sistemas interconectados que fazem com que nos lembremos menos da informação em si, e mais de onde podemos achá-la", segundo a pesquisa.

Explicando a grosso modo, ao invés de nos lembrarmos o nome de cada presidente do Brasil, por exemplo, nós nos lembramos onde podemos encontrar a lista com esses nomes no Google. Essa memória é a chamada "memória externa", e é a que está prevalecendo sobre a interna.

A pesquisa diz que quando as pessoas procuram as mesmas informações em um segundo momento, eles têm baixas taxas de lembrança sobre a informação em si e taxas maiores quando o assunto é saber localizar esses dados todos.



Fonte: http://olhardigital.uol.com.br Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário