Quando os pais participam da vida escolar dos filhos, eles ajudam as crianças a terem interesse em permanecer na escola e a aumentarem seu rendimento, despertando nelas a vontade de apresentar bons resultados. A avaliação é do consultor de educação do Canal Futurae autor dolivro Na Sala de Aula, Celso Antunes, que foi convidado pelo programa Conexão Futura para debater o assunto.
“Um estudo recente publicado pelo Movimento Todos pela Educaçãomostra que nas escolas em que os pais foram participativos, o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]deu um salto de 20% em dois ou três anos. Além disso, o índice de evasão diminuiu”, declarou na entrevista. “Essa presença na escola pode ajudar os pais a descobrirem caminhos para conversas com os filhos sobre drogas e sexo, por exemplo”.
Ele ressalta, no entanto, que as escolas têm que estar abertas aos pais. “Elas têm que ser acessíveis e saber que eles não vão interferir no trabalho dos docentes”, declarou. “Não estamos falando apenas da presença física dos pais, mas do interesse de saber o que os filhos fazem na escola; de instigá-los a ter vontade de ler e de fazer as lições; de indagá-los sobre os professores que mais gostam; e de pedir que expliquem o que aprenderam”, afirmou.
Veja a entrevista na íntegra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário