Criar um grupo de discussão no Facebook e adotá-lo como uma extensão das salas de aula. Aproveitar esse espaço para tirar dúvidas de alunos, compartilhar materiais que se relacionam com os temas abordados e até mesmo propor desafios ou tarefas de casa. Isso sem falar da possibilidade de contatar um especialista sobre determinado assunto e utilizá-lo como fonte para uma pesquisa escolar. Essas são algumas das 100 indicações de utilização da rede social em sala de aula propostas pelo Portal Universia.
"Os jovens já passam horas durante o dia em frente ao Facebook, seja brincando ou se relacionando", afirma Alexsandra Bentemuller, gerente de conteúdo do Universia."Por que não aproveitarmos isso e propormos a eles uma utilização educativa da plataforma?", questiona.
Alexsandra enxerga na rede um potencial muito grande de comunicação e acredita que suas possiblidades trariam um maior dinamismo para relação entre alunos e professores. "O Facebook tiraria um pouco da formalidade que hoje existe nessa relação que, na maior parte das vezes, não é benéfica do ponto de vista pedagógico", diz.
O professor de Tecnologia da Informação da ESPM, Rafael Lamardo, utiliza a rede em suas aulas, mas admite que a experiência nem sempre é bem vista por outros profissionais. "Estamos rompendo com um paradigma e isso é sempre um desafio, ainda mais quando falamos de educação", comenta. Para Lamardo, a internet otimiza suas aulas, já que ao longo das exposições, recebe inúmeras contribuiçoes de alunos que encontraram um novo conteúdo ou novo ponto de vista sobre o assunto tratado e os trazem para a discussão.
O professor admite ainda que grande parte da interação que tem com os alunos se dá por meio das redes sociais. "Nem sempre esgotamos um assunto em aula e, justamente por isso, os alunos que são mais interessados acabam me contatando pelo Facebook ou pelo Twitter.
As 100 dicas de utilização do Facebook em sala de aula podem ser conferidas em:http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/05/25/936671/100-maneiras-usar-facebook-em-sala-aula.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário