sábado, 30 de junho de 2012

Censo: deficiência afeta frequência na escola e alfabetização dos brasileiros


Pesquisa do IBGE comprova em números que crianças com alguma deficiência possuem menor frequência na escola. Adultos com deficiência tem menor taxa de alfabetização

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira que os brasileiros que apresentam alguma deficiência estão menos presentes das escolas e possuem menores taxas de alfabetização. Os dados são do Censo 2010.
Segundo o IBGE, para a população de 15 anos ou mais com pelo menos uma das deficiências investigadas, a taxa de alfabetização foi de 81,7%, uma diferença de 8,9 pontos percentuais em relação ao total (90,6%). A região Sudeste apresentou a maior taxa de alfabetização das pessoas com deficiência (88,2%) e a região Nordeste, a menor (69,7%).
Já em relação a taxa de escolarização, 95,2% das crianças de 6 a 14 anos com deficiência frequentavam escola, 1,9 pontos percentuais abaixo do total da população nessa faixa etária (97,1%). Em nível regional, destacou-se a região Norte com a menor taxa de escolarização (93,3%), porém com a menor diferença entre crianças com (94,0%) e sem deficiência (93,3), indicando que a inclusão escolar na região Norte sofre influência de outros fatores, como a infraestrutura de transporte. A maior diferença foi observada na região Sul, 97,7% e 95,3%, respectivamente.
De acordo com os resultados, quando se observa o nível de instrução, a diferença é mais acentuada. Enquanto 61,1% da população de 15 anos ou mais com deficiência não tinha instrução ou possuía apenas o fundamental incompleto, esse percentual era de 38,2% para as pessoas dessa faixa etária que declararam não ter nenhuma das deficiências investigadas - visual, auditiva, motora e mental -, representando uma diferença de 22,9 pontos percentuais. A menor diferença estava no ensino superior completo: 6,7% para a população de 15 anos ou mais com deficiência e 10,4% para a população sem deficiência. Na região Sudeste 8,5% da população de 15 anos ou mais com deficiência possuíam ensino superior completo.
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