terça-feira, 20 de setembro de 2011

Carlos Lessa: 'É preciso valorizar os professores'

 
Rio - As três mil vagas para professores na Secretaria Estadual de Educação e a sucessão de greves reforçam que o magistério deixou de ser atraente. Para o economista Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES e ex-reitor da UFRJ, a baixa remuneração e a desvalorização do magistério são as causas da evasão. 
— O que causa a falta desses profissionais?

— A carreira do magistério não tem atrativos, nem pela remuneração, nem pelo prestígio. Hoje, é muito difundida a ideia de que quem sabe, faz; quem não sabe, ensina.
 
— Há problemas de qualificação?

— Este é um problema sério. Hoje, há redução dos currículos e é cada vez menor o que se transmite para o graduando. Quando eu fui reitor da UFRJ, a carreira da Engenharia era a que apresentava a maior evasão. A causa era o índice de reprovação em cálculo. No meu tempo, fui apresentado ao cálculo no Científico (atual Ensino Médio).
— O que fazer para diminuir o problema?

— A educação a distância para alunos do Ensino Médio pode ajudar a superar a falta de professores. Se você utiliza a informática, atrai a juventude, desperta os alunos..
— Como motivar os professores?
— O que a sociedade precisa é do professor feliz com sua atividade e de alunos felizes com seu professor. O mestre não pode ser obrigado a dar sete, oito aulas por dia para sobreviver. Ele precisa ser bem pago. É preciso também que os governos tratem os professores com mais carinho.
Fonte: http://odia.terra.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário