segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alfabetizando com rótulos

PÚBLICO: 2°ano ( 1ªsérie)


PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:  Fátima Granai/ Jeanne

PROFESSORA COLABORADORA: Tatiana  


Eixos temáticos: Linguagem Oral e Escrita; Matemática; Artes; Ciências; Geografia; Identidade e Autonomia.


JUSTIFICATIVA:

As etiquetas e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar, dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de armazenar o produto.

Segundo os PCNs de Língua Portuguesa, “As embalagens comerciais… e demais portadores de texto possibilitam suposição de sentido a partir do conteúdo, da imagem ou foto, do conhecimento da marca ou do logotipo, isto é, de qualquer elemento do texto ou do seu entorno que permita ao aluno imaginar o que poderá estar aí escrito” (p. 83).

Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal.

Esta seqüência de trabalho centra-se em atividades de leitura baseadas numa proposta significativa de alfabetização. Visa, com isso, formar leitores e escritores, e não apenas decifradores do sistema.


OBJETIVO:

* Conscientizar os alunos sobre a importância da escrita;

* Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;

* Identificar as principais informações trazidas nas embalagens e nos rótulos;

* Utilizar estratégias de leitura para buscar informações nos textos: antecipar o significado; utilizar as informações não verbais; utilizar o conhecimento de mundo;

* Ampliar os conhecimentos dos educandos;

* Estimular a inteligência, a imaginação e desenvolver a criatividade;

* Possibilitar situações envolvendo sistema monetário;

* Resolver situações problemas;

* Utilizar o computador como recurso pedagógico.


ORGANIZAÇÃO DA SALA

Cada tipo de atividade exige uma determinada organização.

1ª – atividades em grupo: pequenos grupos de no máximo 4 alunos. Garanta que cada grupo tenha alunos com mais informação e aluno com menos informação.

2ª – atividades coletivas: com a sala toda. Organize um círculo.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES):


* A professora pedirá que os alunos tragam um rotulo ou embalagem de qualquer produto. Numa roda de conversa os alunos identificarão a importância desse gênero textual e suas características, em grupos os alunos escolheram um produto para trocaram as informações obtidas; (Anexo 1/2)

* Cada aluno receberá um mapa do Brasil e deverá pintar o estado de origem do produto;

*No quadro, juntamente com os alunos, será feita uma listagem de todos os rótulos pesquisados; (Essa atividade poderá ser copiada em ordem alfabética no programa Kword- netbook.)

* Com a ajuda da lista produzida pela sala a professora poderá elaborar 2 jogos:

Bingo de rótulos cada aluno produzira sua cartela e as regras do jogo poderão ser elaboradas coletivamente e depois digitalizadas;

Adivinha dos rótulos: a professora escolhera algum produto da lista e dará  dicas desse produto (é um produto de limpeza, começa com a letra o, usamos para lavar o cabelo, tem seis letras, etc.) o grupo que acerta mais ganha; 

*A professora escolherá oito rótulos (deixá-los exposto no quadro negro ou num cartaz) e os grupos deverão montar um caça-palavra, depois de montado os caça- palavras poderão ser trocados entre os grupos; (A professora poderá escolher um digitalizar e compartilhar com todos os alunos.) 

* Roda de conversa sobre reciclagem (das embalagens) e a produção de lixo, procurar soluções; digitalizar as informações e montar um cartaz;

* Os alunos poderão pesquisar os preços dos produtos trazidos, em encartes de supermercados e trabalhar medidas de peso, a professora elaborará problemas de matemática.


AVALIAÇÃO:


A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito e o que é difícil de entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.


ANEXO:


1-Questionário:

  1. Qual o nome do produto?
  2. Quem fabrica este produto?
  3. Que tipo de produto é esse? Onde utilizamos?
  4. Quais os componentes (ingredientes) deste produto?
  5.   De acordo com rotulo, que peso tem esse produto?
  6. Qual é a data de fabricação?
  7. Para que serve a validade do produto?
  8. No caso de querermos ter alguma informação sobre o produto, o que devemos fazer?
  9. Qual órgão devemos reclamar quando há algum problema com o produto? 


Fonte: http://mariaffg.wordpress.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário