quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pais devem estimular leitura para futuro brilhante do filho


Quanto mais cedo a criança adquirir o hábito de leitura, melhor
Foto: Shutterstock/Terra
O livro pode, e deve, ser um dos melhores amigos de seu filho. Os benefícios dessa relação são inúmeros e estarão presentes em sua vida até na hora de se sair bem no trabalho. A Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation), dos Estados Unidos, afirma que, para a criança de zero a 5 anos, cada ano em contato com um livro equivale a 50 mil dólares a mais em sua futura renda.
Ao mesmo tempo, a criança que lê tem contato com um mundo rico de aprendizagem e diversão. "O hábito da leitura ajuda a criança a desenvolver habilidades como a criatividade, a análise, o senso de crítica e o poder de argumentação", afirma a professora Suzy Vieira Março de Souza, do Colégio AB Sabin. 


O papel dos pais nesse momento de introdução à leitura é fundamental, e pode influenciar o gosto do filho pela leitura no futuro. Segundo a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", de 2011, publicada pelo Instituto Pró-Livro em março, 63% dos entrevistados que não são leitores nunca viram a mãe lendo e 87% nunca foram presenteados com livros na infância. O estudo também revelou que para 88% dos entrevistados ganhar livros teve muita influência no gosto pela leitura. 

1º livro
Os pais encontram em livrarias ou lojas de brinquedos educacionais livros que são indicados para bebês que nem engatinham ainda. Existem alguns de pano, outros de plástico para a hora do banho e até páginas de exalam cheiros para estimular a criança. O importante é que o livro faça parte de sua vida desde sempre. 

Ler para o filho
Ao ler para o filho, cria-se um momento de proximidade na família, no qual os laços ficam mais estreitos. Isso porque a leitura permite que todos entrem em contato com seu lado emocional. É importante interagir com a criança depois da leitura, perguntar o que ela achou, estimular que conte para os outros a história e até perguntar o que ela acha que vai acontecer em seguida. "Quando as crianças ouvem o adulto lendo uma história, estabelecem contato com a linguagem formal dos livros e com o texto escrito, o que as motiva a aprender", diz Suzy. 

Temas interessantes
Compre livros com assuntos de interesse da criança. É importante começar com edições que usem muitas ilustrações, letras grandes e linguagem acessível aos pequenos. "Com crianças menores, os livros excessivamente ilustrados possibilitam o desenvolvimento da linguagem, além de aprimorar a criatividade", destaca Suzy. Fique atento à idade e a faixa etária indicada no livro. Pedir sugestões para amigos e professores também é uma ótima saída. 

Benefícios da leitura
"O livro, além dos conteúdos escolares, abre os olhos dos leitores para outras dimensões. É um olhar que vai além do didático, que vai permitir a formação da cidadania e dar as ferramentas do conhecimento. Um olhar que permite ao cidadão desenvolver a capacidade de reflexão e análise", disse a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, durante a divulgação da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil". 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário