terça-feira, 29 de maio de 2012

Escolas de tempo integral realizam 21 tipos de atividades complementares


As escolas brasileiras de tempo integral realizaram, em média, 21 tipos de atividades complementares no contraturno das aulas, entre 2010 e 2011, de acordo com o último Censo Escolar, divulgado no mês passado. Entre as principais atividades estão aulas de reforço, capoeira, teatro, música, futebol, banda de fanfarra, alfabetização e letramento.
As atividades oferecidas pelo Mais Educação, programa de educação integral do Ministério da Educação – MEC, são as mais populares nas escolas de tempo integral, reunindo 772 mil alunos.  Em seguida vêm as aulas de reforço de Matemática, com quase 700 mil matrículas.
Apesar da ampla gama de atividades complementares, especialistas em Educação avaliam que não basta ampliar o tempo da criança na escola, se isso não fizer sentido para a vida dela.  “O modelo pedagógico deve ser discutido. Não é só dar atividade no contraturno. O currículo deve ser integrado e o tempo deve ser utilizado para oferecer uma educação para valores”, observa o presidente do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação – ICE Brasil, Marcos Magalhães.
Ele ressalta, ainda, que essa noção parte do princípio de que aumentar a exposição do aluno a diferentes tipos de conhecimento tem impacto positivo na sua formação escolar e humana. “O Brasil está atrasado nesse aspecto. Na Europa e nos Estados Unidos, as crianças passam mais de 7 horas na escola há décadas. Para se ter uma educação de qualidade, é fundamental que a criança passe mais tempo na escola”, afirma Magalhães.
A superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec, Anna Helena Altenfelder, concorda. “A intencionalidade pedagógica da jornada ampliada deve gerar uma nova aprendizagem para este aluno. São novas oportunidades educativas que geram conhecimento que são direito da criança”, diz.
Ensino médio
O debate em torno da educação integral, que ficava muito restrito ao ensino fundamental, começa a ser ampliado. Isso porque algumas redes passaram a investir na jornada ampliada também para o ensino médio, como é o caso do Estado de São Paulo, que implantou neste ano 16 escolas integrais, que atendem 5 mil alunos.
Nessas unidades, os professores trabalham com dedicação exclusiva. A escolha das atividades – divididas em eletivas e obrigatórias – é feita pelos alunos, tendo em vista seus projetos de vida, elaborados em uma atividade anterior.
“O ensino médio é um desafio para todo mundo. A discussão dos objetivos dessa etapa de ensino ocorre no mundo inteiro, porque o jovem não se identifica e não se sente atraído por ela”, avalia a coordenadora doPrograma Educação: Compromisso de São Paulo, Valéria Souza. “A escola vai formar um novo cidadão pelo protagonismo que esse estudante vai ter na jornada extra”, conclui Souza.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário