Objetivos
Ler, interpretar e identificar as informações de um gráfico de barra.
Conteúdo
Tratamento da informação: gráfico de barras
Anos
2º e 3º anos
Tempo estimado
Três aulas
Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
Antecipe para o aluno cego as atividades que serão desenvolvidas para que ele tenha mais tempo de analisar os gráficos. Você deve preparar gráficos em relevo para essa criança - com as linhas, nomes e números em braile e as barras verticais feitas com palitos de sorvete, cola de relevo ou tecidos de diferentes texturas. Os gráficos que oferecem grupos de informações diferentes devem ter as barras feitas com materiais distintos, para facilitar a percepção. O trabalho em duplas também é algo importante para os alunos com deficiência visual. No caso de alunos com baixa visão, reproduza os gráficos em tamanho ampliado e cores contrastantes. Conte com a ajuda do profissional responsável pelo AEE no contraturno para que o seu aluno aprenda o braile.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente o gráfico abaixo para os alunos, mostrando e nomeando, se a turma não dominar a terminologia ainda, os eixos verticais e horizontais. Questione: qual o assunto tratado? Quais informações são apresentadas pelo gráfico? O que significam os números que aparecem no eixo vertical? Essa etapa é uma exploração inicial e global, para que as crianças se apropriem tanto das informações (legendas, título, dados fornecidos...) como da estrutura de organização (relação entre os dados). Chame a atenção para o fato de que a estrutura de um gráfico permite identificar algumas informações mesmo sem fazer cálculos, como qual a espécie com maior quantidade de animais. Explique que a leitura do gráfico implica na interpretação dos eixos horizontais e verticais (espécie versus quantidade).
Espécies de animais do zoológico de São Paulo (dados coletados no site)
Ler, interpretar e identificar as informações de um gráfico de barra.
Conteúdo
Tratamento da informação: gráfico de barras
Anos
2º e 3º anos
Tempo estimado
Três aulas
Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
Antecipe para o aluno cego as atividades que serão desenvolvidas para que ele tenha mais tempo de analisar os gráficos. Você deve preparar gráficos em relevo para essa criança - com as linhas, nomes e números em braile e as barras verticais feitas com palitos de sorvete, cola de relevo ou tecidos de diferentes texturas. Os gráficos que oferecem grupos de informações diferentes devem ter as barras feitas com materiais distintos, para facilitar a percepção. O trabalho em duplas também é algo importante para os alunos com deficiência visual. No caso de alunos com baixa visão, reproduza os gráficos em tamanho ampliado e cores contrastantes. Conte com a ajuda do profissional responsável pelo AEE no contraturno para que o seu aluno aprenda o braile.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente o gráfico abaixo para os alunos, mostrando e nomeando, se a turma não dominar a terminologia ainda, os eixos verticais e horizontais. Questione: qual o assunto tratado? Quais informações são apresentadas pelo gráfico? O que significam os números que aparecem no eixo vertical? Essa etapa é uma exploração inicial e global, para que as crianças se apropriem tanto das informações (legendas, título, dados fornecidos...) como da estrutura de organização (relação entre os dados). Chame a atenção para o fato de que a estrutura de um gráfico permite identificar algumas informações mesmo sem fazer cálculos, como qual a espécie com maior quantidade de animais. Explique que a leitura do gráfico implica na interpretação dos eixos horizontais e verticais (espécie versus quantidade).
Espécies de animais do zoológico de São Paulo (dados coletados no site)
2ª etapa
Proponha algumas situações específicas de resolução de problemas a partir das informações fornecidas pelo gráfico da etapa anterior. Em dupla, peça que os estudantes respondam algumas questões:
1) Qual a espécie que mais tem animais no zoológico de São Paulo? Quantos são os animais dessa espécie?
2) Qual a diferença entre a quantidade de répteis e mamíferos no zoológico?
3) Quantas espécies de anfíbios têm no zoológico de São Paulo? Como você fez para descobrir?
3ª etapa
Em dupla, proponha que os estudantes analisem o gráfico abaixo e elaborem três perguntas que possam ser respondidas com base nele.
Proponha algumas situações específicas de resolução de problemas a partir das informações fornecidas pelo gráfico da etapa anterior. Em dupla, peça que os estudantes respondam algumas questões:
1) Qual a espécie que mais tem animais no zoológico de São Paulo? Quantos são os animais dessa espécie?
2) Qual a diferença entre a quantidade de répteis e mamíferos no zoológico?
3) Quantas espécies de anfíbios têm no zoológico de São Paulo? Como você fez para descobrir?
3ª etapa
Em dupla, proponha que os estudantes analisem o gráfico abaixo e elaborem três perguntas que possam ser respondidas com base nele.
Depois dessa atividade, troque as perguntas entre as crianças, para que outros alunos possam responder as questões levantadas pelos colegas.
4ª etapa
Coletivamente, discuta se todas as perguntas puderam ser respondidas. E questione quais não foram possíveis e os motivos.
Avaliação
Apresente o gráfico abaixo para os alunos e peça que, individualmente, respondam às questões:
a) De que trata o gráfico?
b) Escreva duas informações sobre os animais que aprendeu com a leitura desse gráfico.
4ª etapa
Coletivamente, discuta se todas as perguntas puderam ser respondidas. E questione quais não foram possíveis e os motivos.
Avaliação
Apresente o gráfico abaixo para os alunos e peça que, individualmente, respondam às questões:
a) De que trata o gráfico?
b) Escreva duas informações sobre os animais que aprendeu com a leitura desse gráfico.
Os animais e seus filhotes
Professora da Escola da Vila, em São Paulo , SP.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br
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