domingo, 25 de março de 2012

MEC vai ampliar avaliação de alunos do 2º ano do ensino fundamental

Ministério da Educação quer tornar Provinha Brasil universal.
Exame avalia nível de alfabetização das crianças da rede pública.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, declarou na tarde desta segunda-feira (19) que o governo federal vai ampliar a Provinha Brasil, atualmente feita de forma amostral. Ela passará a a avaliar conhecimentos de português, matemática e o nível de alfabetização de alunos do segundo ano do ensino fundamental.
'A ideia é ampliar, tornar a Provinha Brasil universal no ano que vem, como esforço de melhorar a alfabetização no país', disse o ministro. Nesta quinta-feira, o secretário nacional de Educação Básica, César Calegari, se reunirá com secretários municipais e estaduais de Educação para discutir o formato da avaliação.
Durante discurso em evento em São Paulo, Mercadante mencionou diversas vezes a importância de que o país tenha todos os estudantes das séries iniciais plenamente alfabetizados.
A expectativa é que mais dez milhões de crianças de 7 e 8 anos de idade sejam avaliadas pela nova Provinha Brasil, o que poderia estabelecer uma espécie de Ideb para os anos do ensino fundamental.
Segundo o MEC, "a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário