sábado, 10 de março de 2012

Criador da Wikipedia anuncia novas ferramentas de uso colaborativo

A Wikimedia Foundation está trabalhando em novas ferramentas de uso colaborativo. Esse foi o anúncio feito pelo diretor-gerente da fundação e idealizador da Wikipedia, Kul Wadhwa, durante a 5° edição da Campus Party no Brasil. Na ocasião, ele apresentou o Collabkit, o Ayouda e o Wikipedia Zero, três lançamentos que prometem criar novas experiências de aprendizagem.


A primeira proposta foi pensada utilizando um método que facilitasse o aprendizado entre crianças de diferentes faixas etárias e em diferentes níveis de aprendizado, afirmou Wadhwa. Para ele, “esse é um público que aprende de maneira quase orgânica” e foi isso o que considerou ao desenvolver o Collabkit, uma plataforma com conteúdo aberto e reutilizável. “Afinal, crianças não conhecem o direito autoral”.
Ayouda
“O Ayouda foi inspirado no sucesso das redes sociais e nos brasileiros, que sempre dão um jeito de resolver seus problemas”, brincou Wadha, que é casado com uma brasileira e virou colecionador de cachaças.  De acordo com ele, a ferramenta deve articular pessoas que precisam e oferecem ajuda para tarefas do dia a dia, de forma direta, instantânea e totalmente voluntária. Já está em fase de testes no Canadá e deve atuar de forma integrada com Twitter e Facebook.
Editores
Wadhwa fez um apelo para que os brasileiros participem mais da edição do conteúdo da Wikipedia. Segundo dados levantados pela Wikimedia, apenas 2% dos brasileiros editam a enciclopédia, no mundo inteiro apenas 6% o fazem.
Observando que a baixa interação entre os internautas e o site deve-se também ao fato de sua edição ser bastante complicada, Wadhwa adiantou que um novo formato de manipulação está sendo testado. Outra ferramenta que deve estrear em breve é o Wikipedia Zero, um projeto que permitirá o acesso gratuito à enciclopédia por tecnologias móveis.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário