sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Livro ensina regras da gramática em versos de cordel

Aprender algumas regras da língua portuguesa por meio das rimas da literatura de cordel. Essa é a proposta do livro "Lições de gramática em versos de cordel".


O autor Janduhi Dantas, professor de cursinhos e pré-vestibulares em Patos (PB) é divulgador da literatura de cordel nas escolas em que trabalha. Ele começou a escrever poesia popular na adolescência, incentivado por seu irmão mais velho, que o levava às cantorias de viola que ocorriam na cidade e o estimulava a ler sua coleção de cordéis.
No seu livro, ele usa as sextilhas metrificadas para tirar dúvidas sobre fonologia, semântica, morfologia, sintaxe e também sobre o novo acordo ortográfico.
"Ao ler os versos de Janduhi, percebi que ele havia descoberto uma fórmula eficaz de tornar o estudo da gramática interessante e prazeroso e que, com sua poesia, nossos estudantes poderiam se interessar mais pelo estudo de nossa língua, pois em seus versos os conceitos gramaticais eram apresentados com clareza, ritmo e humor", escreve Ernani Terra, na apresentação da obra. Ele é um dos autores do livro "1001 Dúvidas de Português".
Veja um exemplo de um erro que até o ex-presidente Lula já cometeu :
Variar o termo menos

é erro crasso demais:

"Hoje havia menos gente"
"Elas estão menos más"
a palavra certa é menos,
não se diz menas jamais"

 Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário