quinta-feira, 17 de novembro de 2011

"Hoje no Chile nada é mais importante que educação", diz professor

Coordenador de ação para incentivar carreira docente no Chile diz que formação do professor é o principal agente de mudança. Especialista participa de seminário em SP

Atrair talentos para a carreira de professor não é uma preocupação exclusiva do Brasil. O Chile, tido como referência em educação na América Latina – o país obtém os melhores resultados em avaliações internacionais, como o Pisa – também tem dificuldade em atrair para a profissão os melhores alunos do ensino médio e, uma vez que eles já estão estudando, oferecer uma boa formação aos futuros professores.



Com o intuito de modificar essa realidade, uma ação público-privada que envolve campanhas publicitárias, palestras, visitas a escolas, pesquisas e políticas públicas chamada Elige Educar está sendo realizada desde 2009. À frente do trabalho que tem metas ambiciosas está o engenheiro civil e graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile Herman Hocchscild, que participa nesta segunda-feira do seminário em São Paulo. 



Segundo o também professor e especialista em educação, em um ano a iniciativa conseguiu elevar de 30% para 40% o percentual de estudantes que obteve as melhores notas na avaliação realizada ao final do colégio (o Enem chileno) e escolheu a carreira de professor. Mas o objetivo é bem maior: em cinco anos, Hocchscild quer que a carreira atinja o mesmo nível de medicina e engenharia na valorização social e que todos os futuros professores venham do grupo de alunos com desempenho mais alto.

No mesmo momento em que estudantes secundaristas e universitários chilenos se mobilizam em série de manifestações para reivindicar ensino público e gratuito, a campanha ganha grande repercussão. Embora Hocchscild não concorde com o foco dos protestos, ele entende que conseguiram fazer com que a educação tenha sido promovida à principal pauta do país. “O problema do movimento estudantil é o foco na universidade. Nosso desafio é influenciar os professores. A formação do professor para o ensino básico é o que fará a principal mudança no ensino”, defende antes de reconhecer que a agenda dos estudantes promoveu uma maior atenção e um debate mais qualificado aos problemas do ensino. “Hoje, no Chile nada é mais importante do que a educação”, conta.









Fonte: www.ig.com.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário