quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Prova Brasil terá Ciências como uma das disciplinas avaliadas


Ministério da Educação – MEC declarou que, a partir de 2013, questões de Ciências também farão parte daProva Brasil. O exame, aplicado aos alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental, antes, só avaliava o conhecimento em Português e Matemática. O ministro Aloizio Mercadante anunciou que, em um primeiro momento, a medida não terá o objetivo de interferir na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb mas, posteriormente, a ideia é que a disciplina também componha a nota.
Prova Brasil é uma avaliação de larga escala, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep a cada dois anos, em escolas públicas urbanas e rurais que possuem turmas de 20 ou mais estudantes. O objetivo é avaliar o sistema educacional, analisando o desempenho de alunos, docentes e servidores.
Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, vê com bons olhos a inclusão de Ciências na Prova Brasil, mas critica a falta de debate sobre como os assuntos seriam abordados no exame. “A discussão não aconteceu até hoje, nem mesmo com a definição das matrizes curriculares de Português e Matemática”, disse.
Especialistas também questionaram a não inclusão de outras disciplinas na avaliação. Para eles, o ideal é que a matriz funcione como um indutor do próprio currículo do ensino básico. “Queremos finalizar até julho as diretrizes de Ciências e esperamos que o MEC se guie por esse estudo”, diz José Fernandes de Lima, presidente do Conselho Nacional de Educação – CNE.
Simulado
Mercadante também afirmou que o Inep está disposto a apoiar todas as prefeituras que quiserem promover simulados da Prova Brasil. “Teremos uma avaliação pedagógica que indicará em que a escola está bem e em que não está. Estamos dispostos a apoiar todo mundo que quiser fazer simulado. Vamos colocar as questões à disposição e ajudar a viabilizar as provas”, afirmou o ministro para o jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: http://www.blogeducacao.org.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário