sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dicas para PowerPoint



Há cada vez mais computadores disponíveis nas salas de aulas. Além disso, os portáteis estão se popularizando. Com tudo isso não é de se admirar que muitos professores estejam utilizando o programa Power Point em suas aulas.

É. "Páuer-póinte", aquele programa que permite que você crie apresentações em slides animados e os projete na sala de aula. Existem outros programas similares, mas esse é o mais comum. Veja a seguir algumas dicas para usá-lo com eficiência.

1 - Lute pela abertura. Quem tem computador sabe: geralmente o trabalho feito em uma máquina não é reconhecido por outra. A apresentação está lá, no disquete, e ninguém consegue abri-la. Pensando nisso, a Microsoft, fabricante do software, criou um Leitor de Power Point. Esse programinha permite que você exiba apresentações feitas em Power Point em qualquer computador fabricado nos últimos cinco anos. Você pode conseguir mais informações no site www.microsoft.com.br.

2 - O Português do computador. O programa conta com um corretor ortográfico. Com todas as vantagens e desvantagens que isso traz. Ele evita que você cometa alguns erros, mas também costuma retirar alguns acentos e fazer alterações à revelia. Ou seja, conserta alguns erros e cria outros. Preste atenção nisso na hora de montar sua aula.

3 - Atração total. Se usado corretamente, os programas de apresentação de slides podem cativar a atenção de seus alunos. Usar corretamente pode ser traduzido por: cuidado com os excessos. O programa permite que você crie dezenas de efeitos: as letras do título vão descendo aos poucos, ou entram dançando um sambinha, um slide vai lentamente se fundindo no outro ou abrem como uma cortina, e por aí vai. De vez em quando é interessante utilizar esses efeitos. Mas, em excesso, podem cansar seus alunos ou criar uma expectativa errada. Eles ficam esperando para ver como o próximo slide irá surgir, em vez de prestar atenção em seu conteúdo. Tome especial cuidado com as acrobacias visuais que vão contra a natureza dos estudantes. Lemos da esquerda para a direita e de cima para baixo, e é com essa ordem que nos sentimos confortáveis.

4 - Vírus e outros problemas. Computadores costumam encrencar e travar sem nenhum motivo aparente. Também sofrem ataques de vírus. Portanto, por mais tempo que você invista montando sua aula em Power Point, tenha sempre uma aula tradicional preparada para qualquer emergência.

Fonte: profissaomestre.com Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário